A distribuidora Elo Company, a produtora Walper Ruas Produções e toda a equipe do filme “A Cabeça de Gumercindo Saraiva” lamentam o falecimento do ator Leonardo Machado, na noite desta sexta-feira (28), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Em 2017, Leonardo filmou o seu último longa, “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”, no qual interpreta um dos protagonistas, o Capitão Francisco Saraiva, filho de Gumercindo Saraiva, caudilho revolucionário na Revolução Federalista.
Leonardo fez trabalhos em diversos canais de tv, entre eles Globo e GNT, além disso tem uma notória carreira no cinema, com mais de 25 longas-metragens. Recebeu os prêmios de Melhor Ator no Festival de Gramado, em 2009, com o filme “Em Teu Nome”, e de Melhor Ator no Festival de Cinema dos Sertões, em 2010, com o mesmo filme. Atualmente Leonardo Machado está no ar com a série “Se eu fechar os olhos agora”, com direção de Carlos Manga Jr., que pode ser vista no NOW.
Deixamos as nossas mais sinceras condolências à família e a todos amigos por essa inestimável perda.
Natural de Porto Alegre, na adolescência mudou-se para uma estância no Mato Grosso, onde trabalhou no campo. Aos 18 anos voltou a Porto Alegre, onde chegou a atuar como goleiro nas categorias de base do Internacional, apesar de ser gremista.
Matriculou-se em um curso de teatro a convite de uma amiga e acabou se apaixonando pela profissão de ator, onde teve como mestre Zé Adão Barbosa. Depois morou por alguns anos no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se especializou.
Ao longo da carreira, Leonardo realizou inúmeros projetos na TV, Cinema e Teatro: foram 26 longas-metragens, 36 curtas-metragens, 18 séries, 11 espetáculos teatrais e 05 novelas. Seus momentos de maior destaque foram no filme “Em Teu Nome” (pelo qual recebeu os prêmios de Melhor Ator no Festival de Gramado em 2009 e de Melhor Ator no Festival de Cinema dos Sertões, em 2010); no seriado “Na Forma da Lei”, com direção de Wolf Maia, exibido pelo TV Globo, no qual foi protagonista em 2010; no seriado “Animal”, com direção de Paulo Nascimento, exibido pelo GNT em 2014. Atualmente está no ar com a série “Se eu fechar os olhos agora”, com direção de Carlos Manga Jr., que pode ser vista no NOW.
Leonardo tem mais três trabalhos inéditos. O último longa-metragem, “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”, com direção de Tabajara Ruas, rodado em 2017, está a menos de um mês da estreia nacional, em 25 de outubro deste ano. Protagonista, teve a atuação muito elogiada por todos que já viram o trabalho. No longa-metragem “Legalidade”, com direção de Zeca Brito, gravado em 2017, interpreta de forma brilhante o político Leonel Brizola. Também estreia ainda este ano a série documental “Sonho Americano”, com direção de Paulo Nascimento, no canal Travel Box Brazil.
Vale ressaltar que além de ator, Leonardo se aventurou em outras áreas no audiovisual. Em 2011 co-dirigiu sua primeira série, “Fim do Mundo” e em 2012 iniciou a carreira de produtor nos longas “A Oeste do Fim do Mundo”, “A Superfície da Sombra”, com direção de Paulo Nascimento; nos curtas “Abelardo” e “Gotas de Fumaça” com direção de Ane Siderman. Ele também escreveu o roteiro de uma série para televisão, que já contemplada com um prêmio e será rodada em breve.
Site: www.leonardomachadoator.
Informações para a imprensa:
Fernanda Thompson Estratégias
(11) 3088-4252
Natália Vaquelli – [email protected]