Segundo dados do Simepar, só nesta quarta-feira (25) choveu 139,4 mm em Paranavaí, das 00h até às 14h45. O volume de chuvas de apenas um dia foi maior do que média histórica para todo o mês de novembro, que é de 135mm. No acumulado do mês, já choveu três vezes mais que o normal nestes 25 dias.
As fortes chuvas, acompanhadas de raios e trovões, causaram muito estrado, principalmente nas estradas rurais de Paranavaí. “Os prejuízos ocasionados pelas chuvas desta madrugada são incalculáveis. Ainda estamos percorrendo as estradas para verificar a real situação, mas temos notícias de famílias que estão isoladas, aterros de pontes que foram completamente destruídos, e várias das estradas não têm condição de tráfego. Estamos fazendo o possível, com serviços emergenciais para tentarmos liberar rapidamente a passagem nestes trechos, mas pedimos um pouco de paciência da população, pois os serviços de recuperação necessários são muitos e com a chuva contínua não há condições de resolver todos os problemas, apenas os emergenciais mesmo”, destacou o secretário de Agricultura do município, Osmar Wessler.
No perímetro urbano não foram registrados problemas críticos, mas a chuva incessante e a previsão de mais chuva para os próximos seis dias, torna inviável a execução de qualquer trabalho de recuperação do asfalto. “Além de não ter efetividade, alguns serviços ainda podem trazer riscos para as equipes de trabalho. Ainda assim, o município está colocando servidores para atender os casos emergenciais, mesmo durante a chuva, com o desentupimento das bocas de lobo para evitar pontos de alagamento”, frisou o secretário de Infraestrutura, Eurípedes Lemes Silva.
Estradas da região – Mesmo em trânsito, retornando de viagem à capital paranaense, o prefeito Rogério Lorenzetti usou as redes sociais para manifestar sua solidariedade aos municípios vizinhos, que tiveram parte das estradas destruídas com as chuvas desta quarta-feira (25). “Eu recebi fotos da estrada que liga Amaporã a Planaltina do Paraná, e também a Graciosa. O rio da reserva transbordou e o asfaltou cedeu, deixando os moradores de Amaporã ilhados. Neste momento difícil, gostaria de prestar minha solidariedade aos moradores atingidos por esta intempérie climática. O município de Paranavaí, dentro de sua competência e possibilidade, já está adotando as medidas para, junto com o Governo do Estado e as demais cidades atingidas, fazer frente a esta situação calamitosa causada pelas chuvas”, manifestou Lorenzetti.