Às 3 horas da madrugada deste domingo (1/12), Vinicius Bedete, 14 anos, estava no quintal de sua casa, na Rua das Ameixas, 15, Vila Alta, Paranavaí, quando foi morto a tiros. A polícia está investigando o caso e acredita que o motivo seria o resultado do envolvimento da vítima com drogas. O corpo foi encaminhado ao IML de Paranavaí para necrópsia. Este foi o 12º homicídio registrado neste ano de 2013 em Paranavaí.
O repórter Pedro Machado (Cultura AM) conversou com o avô da vítima, Sr.Valdir Bedete, que deu maiores informações sobre a execução de seu neto e as possíveis causas que levaram a isso
Ouça : –
Podcast: Reproduzir em uma nova janela | Baixar
Pingback: Matéria do DN – Em 2013, até agora, foram cometidos 13 homicídios em Pvaí – 3 ainda não solucionados | Joaquim de Paula
Enquanto as pessoas morrem, as autoridades de Paranavaí nada fazem. Talvez eu esteja enganado, mas antes da transferencia do unico delegado que ia para a rua o número de homicidios nessa cidade não chegava a meia duzia. Depois da transferencia mais do que dobrou esse número. Alguma coisa tá errada. Alguma coisa precisa mudar urgentemente!
Não é bem assim. É claro que temos problemas com a segurança, como ocorre em todo lugar, mas o acesso desses jovens ao mundo das drogas não vai ser impedido pela ação de um policial ou de uma corporação. A questão é também de saúde pública e, principalmente, social e familiar. Para entendermos como esse jovem de 14 anos se envolveu como o mundo do crime é preciso verificar o histórico de vida dele. Certamente você vai encontrar problemas que justifiquem essa situação.
Veja Melhor…
Não se trata de saúde pública e acesso à drogas, trata-se de crimes contra a vida motivado pelo tráfico de drogas que voltou com força nessa cidade após a transferência do, repito e enfatizo “único delegado que ia para as ruas nessa cidade”. Paranavaí hoje está abandonada. Os criminosos sentem-se a vontade para fazerem o que querem. E infelizmente perdemos para interesses escusos um delegado que combatia efetivamente o tráfico de drogas.
É o comum destino a esses jovens que escolhem o mundo das drogas e da
malandragem. Ou a cadeia ou o cemitério. Uma pena, mas cada vez mais será
frequente esse tipo de crime.
meu deus lamentavel uma criança ainda,deveria estar brinacando de carrinho,que mundo é esse que estamos vivendo???na minha epoca com 14 anos eu era tão inocente hj vejo como o mundo mudou,como anda os corações do ser humano matam a trocao de nada só para ver o tombo mesmo,qta crueldade…… só deus mesmo para livrar nós desse mundo cruel nós que temos filhos devemos pedir muito a deus pra ele ilumine os caminhos desses jovens dessas crianças,para que somente pessoas boas trilhem seus passos…….meus sentimentos a esse avô e essa mãe só deus para confortar os corações deles.
É MESMO UMA PENA… que deus possa ter piedade da nossa cidade e do nosso povo sofredor. mas, não vamos deixar de cobrar das nossas autoridades. J.P.
O governo assiste o aumento do número de usuários de droga. E ao contrário de combater o mal pela raiz, parte para o faz de conta da busca de tratamentos compulsórios, etc e tal. A polícia, desarmada, desequipada, mal treinada, é recebida à bala – fuzís R15, metralhadoras .50, pelos capitães do tráfico nas “comunidades”. Preso um deles, a mobilização de ativistas dos direitos humanos e advogados bem pagos, logo conseguem o alvará de soltura que ele exibe para o soldado, tirando sarro da sua cara, desanimando-o de ações futuras. O combater o mal pela raíz, repito pela enésima vez, é uma ação que salta aos olhos de todo mundo, mas é “desdenhada” pelo governo que faz de conta que não é com ele, que é justamente impedir a entrada de drogas e armas. Um comportamento, no mínimo, suspeito, o de deixar a fronteira escancarada.
Parreiras! DOZE homicídios e o Sr. fala de fronteiras escancaradas? Solicito-lhe desculpas, mas é SSP-PR! Não o policial civil/militar, mas sabes bem quem.
A fiscalização e o policiamento da fronteira são de responsabilidade do Governo Federal. A Xícara, lá da praça dela, sabe que o efetivo instalado em todo o seu percurso, é de cerca de trinta por cento do necessário. As apreensões, a grande maioria, se deve às denúncias anônimass, isto é, por algum membro da quadrilha que se sentiu prejudicado no negócio ou mesmo por disputa de território. A fiscalização é feita por amostragem, mas o grosso mesmo é feito através de portos e aeroportos clandestinos ou não e através das balsas. A Xícara, sabe ainda que o governo lulopetista recebe ajuda das Farc e nem esconde o interesse em gozar da simpatia dos países ditos bolivarianos, todos eles, ou produtores de drogas ou exportadores de armas. A “amizade” é tão grande que, entre os comissionados do lulodilmismo, encontra-se uma ex-esposa de um dos ex-líderes das Farc. Quanto aos “doze” de Paranavai, triste multiplicar por milhares de jovens que se desencaminham para a criminalidade via drogadição. O seu juízo, Tarcisio, se vê, é limitado, é paroquial, egoístico. E o tema é abrangente, no mínimo, nacional. Pesquise nos registros policiais ai de Paranavai e observe o gráfico que mostra a evolução das ocorrências que envolvem o tráfico de drogas.
…Lula/Farc ?, denúncia anônima ?, O meu juízo ?, cai na real Parreiras, largue o ilusionismo dos corredores do entorno da N. S. da Salette, observe mais o Estado que o Sr. mora, mais a Capital que lhe acolhe, só observas o mato no quintal do vizinho!
Mas você tá só olhando o mato da segurança ai em Paranavai, Tarcísio?
É preciso olhar todo o entorno para se ter noção do detalhe.
Não retiro um a do que escrevi. O seu governo é responsável sim, pela morte de cada jovem que faz os seus pais chorarem a sua morte, a sua prisão, a sua desgraça, por ter enveredado pelo caminhos das drogas, que entram em Paranavai, via portos São José, Basílio/Caiuá, pontes de Icaraíma, de Guaíra, justamente por causa do descaso proposital na fiiscalização e no policiamento. Cê acha que tô tirando isso do ar, rapaz? Existem estudos que comprovam. Lá em São miguel do Iguacú tem um avião não tripulável, destinado a monitorar a área do contrabando, custou horrores e não sai do chão. Converse com o pessoal da PF em Guaíra, em Foz, da Receita, antes de me aconselhar sair do entorno da praça da Salete, que é justamente centro de irradiação de notícias. Em salão de barbeiro, banco de rodoviária, se ouve muito futebol, novela, receita e pescaria.
Ah! O nome do ex-líder da Farc, assim, ó, com o lulodilmismo é Medina. O que emplacou ex-mulher no governo federal.
Caro colega, uma das medidas que tem sido tomadas pelo governo, é no campo da profissionalização e, isso pode se ver aqui em Pranavaí… Mas é claro que o envolvimento com as drogas tem aumentado, mas isso em todo mundo e, não só no Brasil. Não que ache que o governo tenha combatido esse mal a contento da comunidade brasileira, mas não tem fechado os olhos ao problema e, os programas sociais provam isso. Eu entendo que temos que melhorar, mas dizer que não está se fazendo nada é um tanto demagógico e como vc não é demagogo… J.P.DO PROGRAMA A VOZ DA COMUNIDADE.
Não podemos aceitar a “execução” de um jovem de 14 anos, esteja ele envolvido no mundo das drogas ou não. Isso não pode ser desculpa. A droga está inserida em todas as camadas da sociedade e daqui a pouco esse tipo de “cobrança” ou “acerto de contas” também estará. Acho que é chegada a hora de começar a fazer alguma coisa com seriedade pois acho que estamos perdendo o controle.
São paliativas as medidas do Governo como a do internamento compulsório. O que está dentro do Brasil, das grandes, médias, pequenas cidades, nos distritos, nos cortes de cana, nas colheitas de laranja é a árvore crescida, cheia de galhos, neles, grandes folhas, frutos e flores. A semente, a muda dela, entrou pelas balsas dos portos São Jpsé, Basílio/Caiuá, pelas pontes de Icaraima, a do porto Camargo, de Guaira, de Foz. Esse governo não tem peito prá resolver o problema. Nem lhe interessa, na verdade. Enquanto isso, a criminalidade aumenta a cada dia, a rapaziada escarnece da nossa polícia e a Justiça se vê amarrada por causa de estatutos como o Eca, mais o resto duma legislação excessivamente paternatista e assistencialista, além do pessoal dos direitos humanos. DIREITOS HUMANOS PARA HUMANOS DIREITOS!
me lembro do tio do VINICIUS, ele tinha cancer e faleceu como disse o SR. VALDIR BEDETE ( PAI) e avo do VINICIUS, faleceu aos 18 ou 19 anos, e lutava muito para viver, fez tratamento por muito e muito tempo, eu como voluntario da APDE fui visitar algumas vezes, aquele menino que passava um força enorme e uma vontade louca de viver e que até então sonhava ser jogador de futebol, enquanto muitas pessoas ENFERMAS LUTA BRAVAMENTE PARA VIVER, e muitos jovens estão LUTANDO PARA MORRER E NÃO MORRE SOZINHOS, PARA UM POUCO DA SOCIEDADE E MUITO DOS FAMILIARES POIS A DOR É IMENSA E ETERNA, descanse em PAZ e que DEUS fortaleça e de muitas FORÇAS a MAE, AVÔ, TIA e demais familiares e amigos…….DIGA NÃO AS DROGAS.