no images were found
========================================================================
O município entregou no último sábado (8) as obras de reforma da Escola de Música Luzia Guina Machado em solenidade que reuniu lideranças e artistas que fazem parte do movimento cultural de Paranavaí. A solenidade marcou o encerramento do 5º Fórum de Cultura e as autoridades destacaram a importância do equipamento cultural para o desenvolvimento da cidade.
“Governar é estabelecer prioridades. E só se governa bem quando se tem boa equipe, funcionários engajados, voluntários envolvidos e quando se tem bons projetos, um plano. Quanto mais abrangente for o projeto, quanto mais pessoas ele beneficiar, melhor. Um jovem que está inserido aqui nesta escola de música, por exemplo, não vai se envolver com drogas, com marginalidade. Ele vai desenvolver seus talentos, pode até ter uma profissão vinculada à música, e vai adquirir uma nova condição para conviver em sociedade. A música é uma linguagem universal e aqui se faz música de boa qualidade. A cidade só faz valer sua condição de liderança, de pólo, se apresenta também resultados na área da cultura. E esta escola é um resultado excelente”, avaliou o prefeito Rogério Lorenzetti.
A Escola de Música Luzia Guina Machado passou por uma reforma completa com mais de R$ 250 mil em melhorias feitas com recursos próprios do município. Esta foi a primeira vez que o prédio da escola, construído na década de 60, passou por reformas desta magnitude, que incluíram troca de pisos, portas e janelas, reforma completa dos banheiros, substituição completa das instalações elétricas e hidráulicas, troca do foro de madeira por gesso acartonado, ampliação do pátio, pintura interna e externa e colocação de gradio ao redor do prédio – tudo de acordo com as normas de acessibilidade.
“Estamos recebendo um espaço reformulado e de qualidade, com estrutura confortável e adequada para atrais cada vez mais alunos. Esta escola é um presente, especialmente porque percebemos que a cultura passa a ocupar um espaço cada vez mais importante no contexto do desenvolvimento da nossa cidade. O movimento cultural de Paranavaí já tem mais de 40 anos e nunca o segmento teve parte no orçamento do município; sempre dependeu do trabalho dos voluntários. Hoje estamos avançando, com a destinação de R$ 1,6 milhão anual no orçamento, que são investidos principalmente nas oficinas culturais espalhadas pela cidade, que atendem mais de 2 mil crianças e jovens. Em breve vamos anunciar a abertura do edital que vai contemplar projetos de cultura para oito segmentos, pela primeira vez na história da cidade. E quero também anunciar a criação do Conservatório Municipal de Música, para que tenhamos cursos de nível profissional, com emissão de diplomas, preparando o futuro destas crianças. Hoje temos motivos de sobra para comemorar”, discursou o presidente da Fundação Cultural, Paulo César de Oliveira.
A iniciativa também foi elogiada pelo deputado estadual Antônio Teruo Kato, que participou da solenidade. “Ficamos muito felizes quando vemos este trabalho fantástico de fortalecimento do movimento cultural. Paranavaí tem essa vocação e tradição cultural, e se destaca no Estado. Como homens públicos, buscamos participar ativamente destas conquistas. Já estamos trabalhando juntos para viabilizar o projeto do Museu da cidade e esperamos conseguir mais esta vitória”, reafirmou.
Mauro de Vitro – A solenidade de entrega das obras teve ainda um momento especial: o descerramento da foto em homenagem ao músico Mauro Conchesso de Vitro (in memorian), que dá nome ao auditório da Escola de Música. Amigos e familiares se emocionaram ao lembrar da trajetória do músico, que integrou o Grupo Gralha Azul.
“Todos os momentos de alegria e de prazer que ele teve, foram no Gralha Azul. Ele dedicou todo seu amor à cultura e à música e viveu intensamente cada momento. Nossa família só tem a agradeceu a homenagem”, declarou a esposa, Dirce de Vitro, que escreveu um poema homenageado o músico. A peça literária foi lida pelo amigo da família, Onivaldo Izidoro.
“Esta é uma homenagem emocionante. Meu tio era um sujeito bacana e muito agradável. Se eu pudesse resumi-lo em um sentimento, certamente seria o amor. Ele era cheio de amor pela vida, pelas pessoas idosas, mas incontestavelmente o grande amor da vida dele era a música. Enquanto houvesse música, ele estava satisfeito. É uma homenagem justa que nos alegra muito”, comentou o sobrinho, Sebastião Medeiros.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Td isso prá inglês ver….como aqui não tem inglês, só eles viram…
NOVOS ALUNOS???? FUI DIAS ATRÁS LÁ VER SE TINHA PROFESSOR DE CONTRA BAIXO PARA MEU FILHO… E ME DISSERAM QUE NÃO TEM E SE EU PRECISAR SOMENTE PARTICULAR.. ENTAO NÃO É PARA TODOS ESSA BONITA ESCOLA E ESSE BELO PREDIO.
NÃO DEMONSTRARAM INTERESSE ALGUM EM SABER, NOME OU FONE PARA CONTATO FUTURO, PARA QUEM SABE SE FORMAR NOVAS TURMAS…ISSO ME DEIXOU BASTANTE CHATEADO….MAS QUE SABEM UM DIA MUDA….NÉ
ta certo tem que ter varias aulas
Quem era Luzia Guina Machado caro amigo Joaquim? obg
http://www.youtube.com/watch?v=aNiS_ue7IGo
uma homenagem ao Mauro de Vitro