A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi considerada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo segundo ano seguido, a melhor instituição de ensino entre as universidades do Paraná. É o que aponta o novo Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta segunda-feira (31), em Brasília. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a segunda do estado, seguida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Segundo o relatório, a UEM atingiu 343 pontos, o que lhe deu a 4ª colocação no ranking da Região Sul e a 21ª, no ranking nacional, que tem a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na liderança. “Isso se deve ao nosso projeto de qualificação de servidores. Hoje temos aproximadamente mil doutores no corpo docente”, disse o reitor da UEM, Décio Sperandio. “Vamos celebrar essa posição, mas sem ufanismos. Sabemos que podemos melhorar. A responsabilidade aumenta junto com a credibilidade”, completou.
O ranking no levou em considerao se faculdade ou universidade. geral. A Facinor de Nova Esperana uma das piores do Brasil:
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1286971-5604,00-SO+DAS+INSTITUICOES+DE+ENSINO+SUPERIOR+CONSEGUE+NOTA+MAXIMA+EM+AVALIACAO.html
A Fafipa, a meu ver, est ruim, com 243 pontos. Comparando com outra faculdade estadual, a de Jacarezinho, com 355 pontos, temos muito que melhorar. Os dados completos esto aqui:
http://download3.globo.com/flash/jornalismo/brasil/2009/08/2008_igc_EMBARGO.xls
Sobre a fuso entre a Fafipa e a UEM, vale lembrar que a melhor do Paran a UEM de Maring e no as UEMs das outras cidades. Devemos nos lembrar que a fuso no garante a mesma qualidade de ensino da “matriz”. Se a fuso realmente ocorrer, ser necessrio sim uma melhoria na qualidade da Fafipa mas a transferncia da qualidade de ensino para a “filial” no automtica.
E A FAFIPA,COMO EST NESSA? ME DESCULPEM…A FAFIPA NAO UMA UNIVERSIDADE…E SIM F A C U L D A D E!
Joaquim, temos nesta notcia 2 questes importantssimas:
1) UEM – melhor universidade do PR. E ainda tem gente naquele fundo do noroeste do PR com medo de integrar/incorporar a Fafipa UEM. Devem estar com medo da Fafipa perder a “qualidade” no ensino?
2) UFPR – a outrora toda-poderosa, orgulho de muitos paranavaienses de classes abastadas, tem-se transformado ano aps ano na mediocridade das universidades federais. Est muito distante das federais de SC e RS. E, como podemos ver, distante at das “pobres” e antigamente desprestigiadas universidades estaduais.